17

dez

4 empreendedores de sucesso para você se inspirar

Empreender é uma atividade que envolve diversas atividades: é preciso se preparar para gerenciar equipes, finanças, oportunidades e clientes.

São diversos os fatores que podem contribuir para o bom desenvolvimento de uma organização no mercado.

Para ajudar você a transformar suas ideias em prática com mais eficácia, liderar seus sonhos, adquirir melhores retornos com os seus investimentos e se destacar perante à concorrência, é fundamental se inspirar em empreendedores de sucesso.

Nesse post, reunimos 4 referências de empresários reconhecidos no mercado para você entender melhor sobre as particularidades de cada um e, assim, elevar sua inspiração para continuar aprimorando suas soluções e realizando as metas almejadas da sua empresa.

Continue a leitura desse post para conferir cada um deles e aproveite. Vamos lá!

1.Luiza Helena Trajano

A dona da Magazine Luiza é uma das empreendedoras mais reconhecidas do Brasil, e foi uma das primeiras a investir em e-commerce no país.

Luiza Helena nasceu no interior de São Paulo e transformou a loja fundada pelos seus tios em um dos maiores varejistas nacionais.

Desde muito cedo começou a trabalhar para ter a sua própria condição financeira, passando por diversos setores da empresa da família.

Depois que Luiza Helena se tornou diretora, os resultados começaram a subir consideravelmente: ela foi uma das primeiras empreendedoras a embarcar no comércio eletrônico, comprou de empresas concorrentes nas cidades próximas e agora já possui lojas em todo o país.

Atualmente a Magazine Luiza não é apenas uma das principais lojas de departamento do país, mas também já é consolidada como um dos e-commerces de maior sucesso e tem investido bastante em sua transformação digital.

Reconhecida como uma das maiores plataformas online do varejo nacional, o Magalu cresceu 203% no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período em 2019, e as vendas realizadas nos canais digitais já representam 53% das vendas totais da empresa.

2.Felipe Ramos Fioravante

Um dos criadores e CEO do iFood, empresa líder de delivery online no país, Felipe Ramos Fioravante é uma das principais referências do empreendedorismo moderno.

Ao perceber a necessidade que as pessoas tinham de buscar mais praticidade na hora de comprar alimentos, o empreendedor explorou um nicho que é tendência e só tende a expandir ainda mais a longo prazo.

Durante o surto de Covid-19, o uso do aplicativo iFood foi intensificado e os dados são surpreendentes. Em meio a tantas mudanças nos hábitos de consumo, a demanda dos consumidores aumentou bastante durante a pandemia, fazendo com que as opções oferecidas também se ampliassem: em março, o iFood tinha 160 mil restaurantes registrados e, em agosto, a plataforma já tinha 236 mil estabelecimentos.

Como as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, devido à necessidade de distanciamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, a plataforma de marketplace iFood passou a vender mais do que apenas almoço ou jantar: o café da manhã se tornou um destaque de aumento de pedidos que, de março a agosto, esse horário teve um aumento de 232% aos finais de semana e de 145% de segunda a sexta.

3.Zica Assis

Zica Assis é um grande exemplo de empreendedorismo inspirador e de sucesso: cofundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos cacheados, crespos e ondulados, ela já foi considerada uma das 10 mulheres mais poderosas do Brasil, em 2013,  pela Forbes.

Tudo começou quando Zica começou a investir mais em cursos de cabeleireiro para entender melhor como cuidar de seus próprios fios, mas não achou as soluções que buscava no mercado, até que pensou em desenvolver seus próprios produtos capilares.

Por meio dos seus esforços e aprendizados, e com o suporte de sua família, Zica conseguiu inaugurar o seu primeiro salão: hoje já são mais de 50 cremes de tratamento para cabelos crespos, cacheados e ondulados, mais de 25 institutos de beleza em diversas cidades do país e mais de 130 mil clientes atendidos por mês.

O empreendimento cresceu e além das lojas abertas em todo o Brasil – e também nos Estados Unidos – o Instituto Beleza Natural é um e-commerce reconhecido como a maior rede especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do país, oferecendo uma linha completa de cuidados para tratamentos pessoais e profissionais.

4.Jan Koum

Criador do WhatsApp, Jan Koum é um dos maiores empreendedores de sucesso que se superaram e começaram do zero. 

Nascido na Ucrânia, ele passou a estudar tecnologia como forma de superar dificuldades e teve uma série de empregos, até que trabalho na Yahoo! e conheceu Brian Acton, cofundador do WhatsApp: deixaram o emprego em 2007 em busca de construir seu próprio negócio.

O aplicativo foi lançado no ano de 2009, mas servia apenas para indicar status de quando o usuário não podia atender ao telefone, podendo indicar “estou em reunião” ou “não posso atender agora”, por exemplo, não obtendo tanto sucesso inicialmente.

Depois de algumas mudanças, o foco passou a ser mensagens instantâneas, e foi aí que o WhatsApp começou a avançar, servindo como um aplicativo de troca de diálogos, sem propagandas e com a possibilidade de armazenar mensagens.

Jan Koum e Brian Acton que, antes de conquistar o sucesso, tentaram fazer entrevistas para trabalhar no Facebook e foram rejeitados, venderam o WhatsApp para o Facebook em 2014 e se tornaram empreendedores bilionários.

Filmes e séries do universo do empreendedorismo para se inspirar

Viu só como há muitas histórias impactantes para se inspirar? Há também diversos filmes e série para quem deseja tirar as ideias do papel e embarcar na jornada do empreendedorismo. Confira algumas dicas que separamos para você preparar a pipoca e assistir!

– Coco, antes de Chanel

O filme aborda diversas temáticas importantes para quem deseja empreender, como inovação, perseverança e coragem, além de falar sobre uma das maiores referências da moda no século 20 e criadora da marca Chanel S.A., que revolucionou diversos comportamentos e atitudes não apenas relacionados à moda e ao empreendedorismo feminino, mas também para a vida de diversas mulheres ao redor do mundo.

– A rede social

Esse filme aborda a história do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que é um dos empreendedores mais influentes do mundo.

A obra dialoga com diversas abordagens, como os conflitos do empreendedorismo, o relacionamento com sócios, a busca por investimento, os esforços para colocar uma ideia em prática, o objetivo de atender a necessidades de outras pessoas e a questão da propriedade intelectual.

– A vida e a história de Madam C.J. Walker

Agora vamos de série! Essa é inspirada em uma das maiores histórias de empreendedorismo: a série fala sobre Madam Walker, que passou por diversos obstáculos ao tentar empreender nos anos 1900 e foi a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos.

Os episódios mostram como ela empreendeu ao construir uma linha de produtos especializados para cabelo afro, e aborda os desafios de conquistar clientes, conseguir investimento e conciliar os desafios da vida pessoal e profissional.

– Silicon Valley

Para quem gosta de comédia, vale a pena conferir essa série. A história se passa no Vale do Silício, em que o programador Richard Hendricks tenta dar início ao seu próprio negócio, a Pied Piper.

Ao longo dos episódios, o protagonista precisa encarar uma série de desafios, como realizar tomadas de decisões difíceis, escolher investidores e sócios, além de saber como melhorar sua gestão.

E aí, já se preparou para se inspirar ainda mais e começar 2021 tirando as ideias de empreender do papel? Esperamos que esse post ajude você a acreditar mais na sua jornada de empreendedorismo de sucesso

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos como este e acesse nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades: Facebook, Linkedin e Instagram.

×  Como podemos te ajudar?