27

jan

5 ferramentas que te ajudarão no trabalho remoto

O trabalho remoto – ou home office – já fazia parte da realidade de muitos profissionais, mas com as medidas de distanciamento social – devido à pandemia de Covid-19 – trabalhar de forma remota tornou-se algo ainda mais comum.

Se você já tinha experiência ou passou a realizar seu trabalho em modo online, provavelmente precisou buscar ferramentas para te ajudar nesse processo.

Alguns hábitos podem contribuir para o aumento da produtividade e da motivação no dia a dia, e por que não contar com a tecnologia para tornar tudo isso mais prático e eficaz?

Ao longo desse post, você vai conferir as 5 ferramentas essenciais que reunimos para te auxiliar a ter uma rotina mais produtiva com o trabalho remoto. Prossiga na leitura do texto e confira!

1.Slack

O Slack é uma das ferramentas mais utilizadas por quem precisa melhorar a comunicação com o time, evitando distrações e aumentando a produtividade. 

 

Por meio dessa ferramenta, você consegue organizar e compartilhar arquivos, fazer chamadas de vídeo e, ainda, integrar outras ferramentas, como Google Drive e Trello.

O Slack é a opção perfeita para se comunicar com toda a equipe, evitar a mistura de conversas profissionais com as pessoais, reunir diversas informações em um só lugar e manter o foco no que é prioridade.

2.Zoom

O Zoom é uma das ferramentas mais conhecidas nesse período de isolamento social, pois esta permite a realização de videoconferências de 2 até 500 pessoas: pode ser utilizada para reuniões de trabalho, workshops, aulas, encontros, treinamentos, entrevistas e até avaliações. Essa ferramenta também dá a possibilidade de fazer webinars com até 10 mil pessoas.

Alguns dos pontos positivos de utilizar essa ferramenta, além de poder se comunicar em tempo real, são a possibilidade de compartilhar arquivos, fazer apresentações, minimizar a tela e continuar vendo os participantes, e poder escolher o plano que melhor se encaixa nas necessidades de sua empresa.

3.Trello

Não é à toa que o Trello é uma das ferramentas mais populares entre profissionais e empreendedores dos mais diversos segmentos do mercado: seu funcionamento é altamente intuitivo, permitindo mais facilidade nos processos de gerenciar e organizar atividades pessoais e em equipe.

 

Com o Trello, você pode personalizar quadros, objetivos, marcar pessoas, fazer checklists, responder comentários, estabelecer prazos e customizar diversos detalhes de acordo com as suas necessidades.

4.Toggl

Você já quis saber quanto tempo gasta para realizar cada tarefa? É importante monitorar e identificar isso para ter mais produtividade em sua rotina.

 

Por meio do Toggl, você consegue perceber como estão sendo seus dias: quais atividades precisam de mais dedicação, o que deve ser alterado em sua agenda, além de como se organizar melhor para obter os resultados esperados.

5.WeTransfer

Sabe aqueles arquivos pesados que precisam ser enviados de forma mais rápida? O WeTransfer é um site que permite o compartilhamento de arquivos grandes, e pode ajudar bastante no trabalho remoto. 

 

Por meio da versão gratuita do WeTransfer, você pode enviar até 2GB de arquivos para até 20 e-mails. O arquivo chega em formato zipado para o destinatário fazer o download com mais agilidade.

Dicas extras:

Outras três ferramentas que podem ajudar no seu home office são: Todoist,  Pomodoro e Forest.

Todoist: 

Quando você está com o dia cheio de atividades para fazer, muitas vezes, fica até difícil saber por onde começar, não é mesmo?

Listar todas as suas tarefas em um papel já pode ajudar muito. Você também pode fazer isso, de forma mais prática, por meio do Todoist.

Essa ferramenta é ótima para identificar o que é prioridade, saber quais foram os dias mais produtivos e avaliar o seu desempenho a cada semana. 

Pomodoro:

 

Você ainda não usou a técnica do Pomodoro? É uma ótima ferramenta para manter o foco e gerenciar melhor o seu tempo ao longo da rotina.

O método do Pomodoro consiste em focar por 25 minutos em uma tarefa e, ao final desta, descansar por 5 minutos: depois de 4 ciclos, a pausa pode ser entre 15 a 30 minutos.

Forest:

 

Com o objetivo de melhorar a sua concentração, o Forest é o incentivo ideal para quem não pode procrastinar. Para utilizá-lo, basta ficar longe do celular para não acessar nenhum outro aplicativo até a conclusão da tarefa.

Enquanto isso, você garante uma plantinha crescendo até você completar a atividade. Caso você acesse outro aplicativo antes do tempo, a árvore seca.

Como escolher a melhor ferramenta para fazer trabalho remoto?

Apesar de várias ferramentas estarem disponíveis de forma gratuita na internet, você não precisa utilizar todas para ter melhores resultados. Também é importante ressaltar que não há uma melhor com relação às outras: o mais importante é analisar suas atuais necessidades e buscar as que podem lhe auxiliar com mais assertividade.

Se o que você mais precisa agora é melhorar a comunicação interna da sua empresa, por exemplo, o Slack é uma ótima opção; mas se o problema está em organizar tarefas e enviar as demandas com prazos definidos para a equipe, o Trello é a melhor escolha.

Cada ferramenta oferece particularidades para determinadas atividades, então é importante conhecer cada uma delas para descobrir suas aliadas na busca pelo aumento da produtividade.

E aí, qual delas você já utiliza no seu dia a dia? É importante compartilhar o que tem proporcionado bons retornos para você com suas equipe, a fim de alcançar as metas e ter um ano com mais integração e lucratividade.

Por que utilizar ferramentas no trabalho remoto?

A partir do uso de boas ferramentas, que estejam aliadas com o que você precisa e com os objetivos da sua empresa, você pode perceber uma maior facilidade para realizar o seu trabalho de onde estiver.

Ferramentas para auxiliar o engajamento no trabalho remoto geram benefícios não somente para os colaboradores, mas para a empresa e os clientes em geral: tornando mais simples a fidelização e atração do público, por meio das melhorias na imagem da empresa e do aumento de resultados eficazes. 

A gente sabe que, às vezes, trabalhar em casa é mais cansativo por não ter o contato próximo com os recursos e os colegas da empresa, mas isso pode melhorar bastante por meio do uso de aplicativos e sites condizentes com o que você precisa.

Para conferir mais dicas sobre trabalho remoto, gestão de equipes, empreendedorismo e tecnologia, é só continuar acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

×  Como podemos te ajudar?