5 passos para uma gestão financeira eficiente - Ceará Certificação

14

jul

5 passos para uma gestão financeira eficiente

Identificar formas de melhorar a gestão financeira pode impulsionar os resultados da sua empresa com mais segurança e eficácia.

Além de aumentar as vendas, um dos principais objetivos da maioria dos empreendedores é garantir mais lucro para manter o funcionamento do seu empreendimento e, assim, alcançar o sucesso almejado. Para isso, é fundamental entender como gerenciar as finanças a longo prazo.

À medida que uma organização se desenvolve no mercado, é necessário ter ainda mais cuidado com a sua administração econômica, a fim de manter a saúde e a sustentabilidade do seu crescimento em dia. 

Neste artigo, você vai conferir 5 passos para efetivar uma ótima gestão financeira, de forma simples e prática, em sua empresa. Boa leitura!

Por que é importante atentar para a gestão financeira da empresa?

Provavelmente você já ouviu falar sobre empresas que precisaram fechar devido à dificuldade em manter os custos necessários para o seu funcionamento, não é mesmo? 

Independente do segmento ou do tamanho da empresa, aprender mais sobre gestão financeira é de extrema importância para colocar as suas estratégias em prática e alcançar os resultados definidos.

Ao saber que esse processo se refere ao conjunto de atividades que visa garantir a liquidez do empreendimento e a sua capacidade de investir, além de captar recursos e fazer a devida manutenção de uma lucratividade suficiente, é recomendável seguir algumas práticas para ajudar você a gerenciar as finanças do seu negócio.

Como manter a saúde financeira do seu empreendimento em dia?

Apesar de o controle financeiro ser uma tarefa desafiadora para muitos gestores, é preciso colocá-lo em prática para facilitar os momentos de tomada de decisão, reduzir os riscos de falhas e prevenir a sua empresa contra fraudes processuais ou bancárias.

Pensando em ajudar você a tornar esse processo mais simples, prático e eficaz, reunimos os principais 5 passos para garantir mais acertos com a gestão financeira da sua empresa. Siga conosco e confira!

1.Observe as mudanças do mercado financeiro

 

Ficar de olho na concorrência e entender o que outras empresas estão fazendo para observar as tendências do mercado em que atua é muito importante, mas vale verificar os processos econômicos do país, a fim de ter uma visão mais ampla sobre as ameaças e oportunidades futuras.

O mercado financeiro sofre oscilações constantes e, por isso, é essencial ter atenção a essas mudanças para evitar prejuízos financeiros em sua empresa. Além de contribuir na redução de gastos inesperados, isso também ajuda você a aproveitar oportunidades melhores de investimentos para o seu negócio.

2.Analise o cenário atual da sua empresa

 

Como estão as finanças do seu empreendimento atualmente? Você tem conseguido controlar o fluxo de caixa e obtido uma boa lucratividade? Registrar todos os detalhes do gerenciamento financeiro da sua empresa, analisando as entradas e saídas, ajuda a reduzir os erros no caixa, além de gerar diversos outros benefícios, como:

  • evitar multas ou processos jurídicos;
  • melhorar a imagem da marca;
  • gerar mais credibilidade aos clientes;
  • planejar o futuro da sua empresa de forma mais assertiva;
  • controlar o estoque;
  • identificar possíveis falhas;
  • diminuir a inadimplência;
  • definir estratégias para impulsionar o desenvolvimento do empreendimento.

3.Elabore um planejamento estratégico

 

 

Ao ter um controle maior sobre os números do seu empreendimento, é mais fácil entender quais devem ser os próximos passos a serem implementados para garantir mais benefícios a longo prazo.

Por meio de uma análise efetiva de dados e métricas, você pode elaborar um planejamento estratégico mais eficiente, definindo onde a sua empresa está e para onde ela deve ir: é indicado fazer um mapeamento com objetivos alcançáveis para incentivar os colaboradores a alcançá-las.

 

4.Acompanhe indicadores de resultados

 

Para que a sua empresa possa realmente prosperar, é necessário analisar não somente os históricos de receitas e despesas, mas também os indicadores de resultados.

Então vale a pena atentar para o fluxo de caixa e todos os outros números gerados, com o objetivo de fazer uma avaliação mais aprofundada sobre as finanças da empresa e, dessa forma, verificar quais são as mudanças a serem efetuadas para melhorar a gestão financeira.

 

5.Invista em ferramentas tecnológicas

 

Todos os passos que falamos são fundamentais para ajudar você a gerenciar melhor as finanças da sua organização, e podem ser facilitados por meio do uso de ferramentas tecnológicas.

Hoje é possível contar com o auxílio da tecnologia para avaliar, acompanhar e controlar os números de um empreendimento com mais rapidez e acertos, otimizando tanto o tempo do seu trabalho como empreendedor quanto os seus investimentos.

Alguns softwares específicos, como um sistema de gestão, contribui bastante no processo de amplificar a visão sobre as decisões a serem tomadas, além de efetivar um controle de caixa mais efetivo: não há ferramenta certa ou errada, apenas as que mais podem atender às necessidades da sua empresa.

Quais são as vantagens de contar com uma boa gestão financeira?

Adquirir o hábito de controlar os números da sua empresa contribui para uma gestão financeira mais eficiente, gerando diversos benefícios relevantes para a gestão, os colaboradores e toda a organização em geral, como:

  • movimentações financeiras mais seguras;
  • agilidade e assertividade nas operações;
  • redução de erros e prejuízos;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • planejamentos mais estratégicos;
  • auxílio nas tomadas de decisões;
  • geração de competitividade;
  • atração e fidelização de clientes;
  • alcance de melhores resultados;
  • análise de dados;
  • maior embasamento para os próximos passos.

Viu só a quantidade de benefícios? Por mais que controlar os números seja uma atividade que demanda bastante tempo, manter a análise constante sobre as finanças da sua empresa é uma ótima escolha para quem deseja fortalecer o crescimento da lucratividade, diminuir os riscos e alcançar indicadores de sucesso.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber o que é gestão financeira, qual é a importância dela e como você pode aplicar algumas dicas para obter um controle mais efetivo sobre as finanças do seu negócio, garantindo mais vantagens para toda a sua equipe.

Aproveite para conferir também quais são as principais 5 ações para reduzir custos em seu empreendimento e, consequentemente, obter mais ganhos no futuro. Até logo!

×  Como podemos te ajudar?