Qual o impacto do trabalho home office nas empresas? - Ceará Certificação

30

Maio

Qual o impacto do trabalho home office nas empresas?

Após mais de 1 ano de distanciamento social, o home office deixou de ser uma alternativa para se tornar a realidade de alguns empreendedores e profissionais ao redor do mundo. Qual é o impacto desse modelo de trabalho no mundo empresarial?

Por mais que alguns trabalhadores já estivessem familiarizados com a possibilidade de atuar de forma remota, o cenário dos negócios se transformou bastante quando uma parte considerável dos profissionais passou a trabalhar diretamente de suas casas em vez de comparecer ao estabelecimento físico da empresa. 

O que era considerado somente uma alternativa temporária, ainda continua sendo uma das formas mais viáveis de seguir as medidas preventivas durante a pandemia de COVID-19, para quem pode trabalhar sem a necessidade de realizar deslocamentos, e evitar o aumento do contágio.

Assim, muitas organizações precisaram efetuar diversas alterações em seus processos para acompanhar esse novo modelo de trabalho, que mudou a rotina de vários gestores e colaboradores. Confira, ao longo deste artigo, os principais impactos do home office nas empresas. Siga conosco!

Qual é a diferença entre trabalho remoto e home office?

Embora o trabalho remoto e home office sejam termos utilizados, muitas vezes, como sinônimos, há algumas diferenças a serem observadas entre eles, como:

  • o trabalho remoto é um serviço executado há mais tempo no país;
  • o trabalho remoto se refere a qualquer tipo de atuação profissional elaborada à distância;
  • o home office é referente aos serviços desenvolvidos pelo profissional em sua residência.

Quais são os impactos do home office?

A pandemia do novo coronavírus gerou transformações na sociedade, na economia, nos hábitos de consumo e também na forma de trabalhar e empreender. 

Ao permitir que o profissional realize o seu trabalho em casa, o home office proporciona uma série de benefícios e desvantagens, impactando a forma como as empresas operam no mercado. Confira, a seguir, alguns dos principais impactos desse modelo de atuação profissional.

Economia de tempo e finanças

Segundo dados do IBGE, 8,3 milhões de pessoas estavam trabalhando de casa em agosto de 2020, sem precisar efetuar gastos para se deslocar até o local de trabalho.

Ao trabalhar de casa, tanto a empresa economiza com a conta de luz e água quanto o profissional também garante mais otimização financeira e de tempo com a redução de deslocamentos diários.

Além de reduzir as despesas com transporte e alimentação, a qualidade de vida também pode ser impactada pela diminuição de horas em trânsitos congestionados até o local do trabalho e o aumento de tempo com a família em casa.

Possibilidade de empregos para pessoas de qualquer lugar

Com o home office, é possível divulgar vagas para profissionais de outros estados e até países, já que não é preciso contar com a presença das pessoas no estabelecimento físico da empresa, o que aumenta o potencial de empregabilidade a longo prazo, alcançando novos talentos, colaborações e processos.

Desenvolvimento da tecnologia

Esse modelo de trabalho antecipou a necessidade de investir mais em processos inovadores para muitas empresas, o que é uma tendência ainda mais forte para os próximos anos.

A fim de facilitar o trabalho dos colaboradores, oferecendo todo o devido suporte para manter a qualidade dos serviços, é fundamental contar com as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis no mercado, como um sistema de gestão, por exemplo, para melhorar o gerenciamento das tarefas e a produtividade da equipe.

Sensação de distanciamento

Apesar de gerar diversos benefícios, o home office também pode prejudicar o senso de pertencimento dos colaboradores, devido à falta de presença física dos colegas e gestores no dia a dia, o que também pode afetar a cultura organizacional da empresa.

Isso tem feito com que alguns empreendedores pensem na possibilidade de adotar o trabalho híbrido para obter o melhor dos dois mundos, ajudando na separação da vida pessoal e profissional e melhorando as práticas de socialização humana, por meio de alguns encontros presenciais semanalmente.

Aumento da produtividade

Por evitar deslocamentos e perdas de tempo no trânsito, o home office auxilia no aumento da produtividade das pessoas, visto que elas podem aproveitar as horas a mais em casa para se dedicar às tarefas com mais conforto e praticidade.

De acordo com um estudo da FIA (Fundação Instituto de Administração), o modelo home office foi adotado por 46% das empresas nacionais entrevistadas, e 34% delas têm a intenção de dar continuidade a esse tipo de atuação.

Muitos profissionais se sentem mais confortáveis trabalhando de casa, mas com o tempo de distanciamento social também é possível ocorrer o contrário: mais dispersão e dificuldades de concentração em uma tarefa mais intensa. 

Portanto, é recomendável seguir alguns cuidados para garantir o bem-estar de todos do time e obter a otimização de atividades da sua equipe.

Como efetuar melhorias no home office?

Trabalhar de casa não é apenas ter um computador e um local adequado: para contribuir no trabalho de sua equipe é preciso oferecer o suporte necessário, a fim de proporcionar melhorias ao trabalho à distância de sua empresa. Confira, a seguir, os principais pontos para impactar positivamente o home office da sua organização:

  • alinhe os objetivos e a cultura organização
  • ofereça a estrutura e os materiais necessários aos colaboradores;
  • invista em capacitação constantemente;
  • fortaleça os propósitos do negócio;
  • tenha uma comunicação transparente e empática;
  • ofereça horários mais flexíveis;
  • ouça as sugestões da sua equipe;
  • separe datas mensais para oferecer feedbacks individuais;
  • pense em formas de celebrar as conquistas e reconhecer os esforços;
  • invista em ferramentas tecnológicas para otimizar as atividades;
  • incentive a melhoria contínua nos processos.

Viu só como é possível ter impactos positivos com a sua equipe mesmo de forma remota? Esse modelo de trabalho pode se tornar mais fácil por meio de alguns hábitos, promovendo o bem-estar e a integração dos colaboradores. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que consiga aplicá-las para obter os benefícios do home office em sua empresa, alavancando os seus resultados com mais segurança e eficácia. 

Saiba mais sobre como efetuar uma boa liderança no home office para contar com uma equipe mais engajada à distância. Até a próxima!

×  Como podemos te ajudar?